Foto do arquivo da Escola Municipal "Irmã Maria de Lourdes"

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Minha experiência pedagógica

Relato de uma experiência de uso da mídia nas escolas.
Edna Almeida
No ano de 2010 fui convidada pelo Departamento de Educação de Abaeté a fazer o curso do E-proinfo de 40horas, o que me deixou muito entusiasmada. O curso foi rápido e nos deu uma pequena base de como seria o trabalho nos laboratórios de informática.
A partir de fevereiro de 2011 passei a trabalhar na sala de informática da Escola Municipal “Irmã Maria de Lourdes.
Em junho de 2011começamos a fazer o curso de 100horas, o qual nos tem proporcionado grandes conquistas.
O trabalho com a informática tem me possibilitado um aprendizado muito grande, estou crescendo gradativamente, o trabalho com os alunos me leva aprender o que antes era tão distante de mim.
Uma das grandes experiências vividas aqui, durante este ano, em que estou atuando na informática, foi auxiliar os alunos da escola, na construção de um jornal.
Os alunos utilizaram todos os tipos de mídias possíveis para execução deste trabalho, o que nos acarretou em inúmeras tarefas, e uso de várias ferramentas digitais, tais como:
__Pesquisa na Internet
__Digitação de textos
__Fotos
__Filmes
__Entrevistas
__Palestras
__Vídeos
__Revistas
__Jornais
__E-mail
Os alunos juntamente com seus professores, com apoio da direção, e com o uso constante da sala de informática construíram o primeiro jornal da escola, que ainda está em fase de impressão.
Tanto para os alunos, quanto para mim foi um aprendizado muito importante e rico. Aprendi inúmeras possibilidades de usar a informática a favor da didática.
O trabalho em equipe, o uso constante do laboratório de informática, da biblioteca contribuíram para que os conteúdos dos textos publicados no jornal fossem ricos, reais e interessantes.
Realmente tecnologia e educação formam um par perfeito em se falando de crescimento, de conhecimento e avanço tanto tecnológico, quanto cultural.
Minha experiência ao longo deste curso sofreu várias modificações, minha prática pedagógica tornou-se mais aplicável, descobri novas formas de ensino de informação de conhecimento de diversão de comunicação.
O laboratório de informática procura proporcionar aos alunos novos conhecimentos, novas formas de buscar informações, mais praticidade digital e principalmente muitos momentos de lazer.
Que este espaço contribua para o bem comum, e que a cultura e a era digital seja sempre para todos.


Para saber mais:
Depoimento da professora Maria das Graças.Disponível em: http://telecentrobrp.blogspot.com/2011/11/relato.html


Para saber mais

Blog Visitado 
http://logikatd.blogspot.com/2011/11/uma-experiencia-de-uso-de-midia-na.html

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. telecentro disse...

    Parabéns Prof. Edna, o seu trabalho juntamente com a EM " Irmã Maria de Lourdes" é de muita importância. Que bom que você aceitou o convite da SME para atuar na sala de Informática.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu relato. É gratificante poder contar com você em nossa equipe do PROINFO, pois seu trabalho tem contribuido muito para o desenvolvimento tecnológico dos nossos alunos. São pessoas entusiasmadas assim que fazem a diferença.

    ResponderExcluir
  4. Garantir o acesso ao mundo digital e ensinar a viver melhor nele é um papel cada vez mais importante para as escolas. Projetos como o jornal da escola são iniciativas que elevam a experiência educacional a um novo patamar.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Edina parabens pelo seu blog,fiquei feliz por te conhecer, espero ter outras oportunidades. ate dia 29 se Deus quiser.

    ResponderExcluir